CAPS CHEGA PARA COMPLETAR REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM POÇO FUNDO

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Saúde

A Rede de Atenção Psicossocial em Poço Fundo agora está completa. A Secretaria de Saúde está implantando no município o CAPS I (Centro de Apoio Psicossocial) Nossa Senhora da Saúde, um serviço que servirá como substitutivo da necessidade de rede hospitalar e cuja sede está quase pronta para início dos trabalhos. A novidade chega para se juntar às ESF´s (Equipes de Saúde da Familia), o NASF (Núcleo de Saúde da Família) o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e o ambulatório de Psiquiatria, num trabalho conjunto que ainda contará com o apoio de outros setores da sociedade.

A apresentação da equipe inicial do Centro e o convite à participação de toda a comunidade nesta nova empreitada foram feitos nesta quarta-feira (24), no Centro de Pastoral Monsenhor Afonsinho. O médico Guilherme de Oliveira Lima, a enfermeira Edicelma Ramos, o assistente social Eduardo Luizari e a estagiária de Psicologia Graziele Alves passaram informações sobre como era o tratamento de portadores de transtornos mentais há tempos atrás, as novas formas de abordagem e quais serão as formas de acompanhamento desta nova referência para a Saúde Mental dos poço-fundenses. Antes de suas falas, o prefeito Renato Oliveira, o vice-prefeito Nilson e o Secretário de Saúde Rosiel de Lima fizeram breves discursos, comemorando esta nova conquista e desejando sucesso à nova equipe.

Ao final da reunião, os presentes formalizaram a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), com compromissos oficializados com todas as instituições presentes, como o Hospital de Gimirim, o Centro de Recuperação Gileade, as secretarias do município, a Câmara Municipal e outros.

 

O que é?

 

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária. Aqui entram os casos de depressão, esquizofrenia, ansiedade, dependência química de qualquer tipo de drogas e que impeçam a pessoa de crescer, se desenvolver, de seguir normalmente com sua vida. Também busca a reinserção social através de vários recursos, como o lazer, fortalecimento de laços familiares ou com a comunidade, convívio social e, acima de tudo, respeito.

Tudo isso será desenvolvido pelo CAPS Nossa Senhora da Saúde, que atenderá, quando tudo estiver pronto (em breve), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nas áreas de atenção psicológica, atendimento psiquiátrico, atendimento social, cuidados gerais de enfermagem, atividades lúdicas e recreativas, trabalhos artísticos e artesanato, dentre outros.

Além do acolhimento, os profissionais e integrantes da rede oferecerão projetos terapêuticos individuais, atividade de terapia em grupo, visitas domiciliares, ações junto as famílias e a socidade, atividades externas (incluindo passeios e outros eventos) e oficinas.

Em Poço Fundo, o Centro é do tipo CAPS I (há várias formas), direcionado a cidade com menos de 20 mil habitantes e que conta com uma equipe mínima para atuação, como um médico com formação em psiquiatria, um profissional de enfermagem, psicólogo, profissionais de nível superior em outras áreas (assistência social, por exemplo) e profissionais de nível médio (como técnicos educacionais e administrativos). 

Em breve, será anunciado o início dos trabalhos na página oficial da Prefeitura no facebook e em outros meios de comunicação, como a rádio local.

IMG-20181024-WA0041.jpg IMG-20181024-WA0042.jpg SAM_0348.JPG SAM_0352.JPG SAM_0353.JPG SAM_0354.JPG SAM_0355.JPG SAM_0358.JPG SAM_0366.JPG SAM_0368.JPG SAM_0372.JPG SAM_0375.JPG SAM_0376.JPG SAM_0378.JPG SAM_0380.JPG

Tags: secretaria da saude de poço fundo, CAPS, SAUDE MENTAL, RAPS