Seja Bem Vindo! Hoje é

O Consul em Poço Fundo

 




          Próximo a Cachoeira do Porto a 25 km de Poço Fundo estão as ruínas do casarão onde residiu o Sr. Lourenço Westin (foto ao lado), que foi o primeiro Cônsul da Suécia e Noruega no Brasil por volta do séc. XIX e ao lado as ruínas do cemitério onde se enterravam os escravos da fazenda e também onde foi enterrado o Cônsul. Sobre este casarão tem muitas histórias, que, inclusive despertou o interesse do poço-fundense Julio Olivar a editar o Livro “os mistérios do Cônsul”.

 



 

          A imagem ao lado mostra a cruz cravada no túmulo onde está sepultado o cônsul Lourenço Westim, contendo os seguintes dizeres: “AQUI JAZ LOURENÇO WESTIN, NASCEO EM STOCKOLMO A 21 DE JULHO DE 1787, FALECCEO NO 1º DE JULHO DE 1846. FOI O 1º CÔNSUL DA SUÉCIA E NORUEGA  NO BRAZIL”.






          A tela ao lado, denominada “Anunciação”, foi trazida da Suécia para decorar a sala principal do casarão do Cônsul. Atualmente ela se encontra exposta na Igreja Matriz de Caldas, MG, no lado direito  do altar mor.

     O bairro onde se encontra as ruínas do Cônsul pertencia, anteriormente, ao munícipio de Caldas, motivo pelo qual a tela foi levada para lá.

 




          A imagem ao lado mostra o muro de pedra que cerca o cemitério da Fazenda Lourenço Westim (onde estão enterrados os escravos da fazenda e o Cônsul.


Copyright © 2012 - Direitos Reservados
Prefeitura Municipal de Poço Fundo
Praça Tancredo Neves, 3000 - Telefone: (35) 3283-1234