PREFEITURA INAUGURA NOVO PRÉDIO PARA A UBS SÃO FRANCISCO DE PAULA

Escrito por Webmaster Ligado . Publicado em Noticias

Os moradores do bairro Mãe Rainha e comunidades circunvizinhas tiveram bons motivos para comemorações no último sábado (2). Foi inaugurado, após anos de espera, a nova sede da UBS São Francisco de Paula, com edifício denominado "Josino de Oliveira".

Participaram deste importante ato diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Religioso, todo o secretariado municipal, familiares, amigos e admiradores do homenageado Sr. Josino, o Deputado Federal Odair Cunha e o representante do Deputado Estadual Ulysses Gomes, Donizete Pereira.
A entrega desta obra reforça o compromisso da Prefeitura Municipal com a promoção da Saúde Preventiva e com o bem-estar de todas as comunidades, ao valorizar um Atendimento Primário de alta qualidade e fortalecer os laços entre profissionais de saúde e paciente, com ambiente acolhedor e acessível.
O novo espaço abrigará o PSF que atende ao Mãe Rainha e outras comunidades, como o Nova Gimirim, parte do Centro e outros, com muito mais comodidade e salas específicas para cada trabalho, do atendimento médico ao odontológico e de enfermagem.
A construção do prédio teve início ainda na gestão de Renato Oliveira, mas a demora para o repasse de recursos por parte do estado acabaram por fazer com que os trabalhos fossem constantemente interrompidos. Por anos, a obra ficou literalmente parada. A atual administração retomou os trabalhos, e agora a população só aguarda o início dos atendimentos, o que deverá ocorrer nas próximas semanas, após os trabalhos de mudança do prédio atual para este e da espera pelo mobiliário todo novo, já adquirido mas ainda não entregue. Uma moradora, feliz e comemorando o importante acontecimento, afirmou que mesmo que demore um mês ou mais para a mudança, quem esperou tanto tempo pode aguardar mais "uns diazinhos".

O homenageado

A homenagem ao Sr. Josino de Oliveira, por meio do Projeto de Lei do Legislativo 008/2014, não se deu por acaso. A história deste grande personagem poço-fundense passa por várias áreas de atuação, da Justiça à Saúde, com grande destaque para esta última.
Conforme informações do Cerimonial do evento de inauguração da UBS, Josino de Oliveira nasceu no dia 12 de agosto de 1915 na Fazenda Limeira (divisa Machado/Poço Fundo). Foi o segundo dos seis filhos de Joaquim de Oliveira Gonçalves e Vicentina Ferreira de Oliveira.
Cursou o Primário no Colégio São José, onde, com os Professores Joaquim Ramos e Idalina Pereira aprendeu, dentre outros ensinamentos, a falar Latim e Francês.
Sua primeira esposa foi Solagne Soares de Oliveira, com quem teve três filhos (Joana D'Arck, Paulo Henrique e Darcila, que lhes deram cinco netos). O segundo casamento foi com Maria do Rosário Oliveira, a D. Zainha, com quem não teve filhos mas ajudou a criar o enteado Silas Magalhães, com os mesmos cuidados de um pai.
A carreira profissional de Josino começou cedo, com 13 anos, quando começou a trabalhar em uma Farmácia (de Américo Fernandes). Tão novo, já fazia a manipulação de medicamentos, e para isso chegou a fazer curso de Posologia. Adquiriu muita experiência nos 17 anos em que trabalhou para o estabelecimento, mas resolveu prestar concurso para o Fórum da Comarca. Ficou à frente de outros 31 candidatos e foi o escolhido para trabalhar junto ao Poder Judiciário.
Mesmo trabalhando no Fórum, começou a auxiliar em trabalhos no Hospital, e sua primeira experiência foi a realização de um parto. Também aplicava anestesias, soros e auxiliava médicos em cirurgias. Foram 40 anos de dedicação, e com um detalhe: A primeira injeção na veia aplicada na cidade de Poço Fundo se deu por suas mãos.
O arrojado Sr. Josino nunca fugiu à luta, e buscava a todo momento melhorias para a Saúde local. Se hoje o Hospital de Gimirim tem uma boa estrutura, grande parte disso se deve ao trabalho deste homem. Chegou a assumir a Direção do nosocômio, e passou por muitas dificuldades, superando todas.
Faleceu em 01 de Junho de 2012, aos 96 anos de idade, deixando um grande legado para todos os que conviveram com ele, não só pelos feitos, mas pela boa índole e também pelos grandes exemplos positivos que deixou.