POÇO FUNDO NO MAPA TURÍSTICO BRASILEIRO 2019-2021

O Ministério do Turismo divulgou no último dia 26, no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Poço Fundo está inserida entre as 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país que foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma.
Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou vários outros critérios, todos seguidos por Poço Fundo, que está no circuíto "Caminhos Gerais", grupo que tem a presidência de Thiago dos Santos, Secretário de Desenvolvimento Humano do município. Na lista, também estão Machado, Andradas, Poços de Caldas, Carvalhópolis e Cabo Verde.

O CIRCUÍTO CAMINHOS GERAIS

O Circuito Turístico Caminhos Gerais reúne as seguintes cidades do Sul de Minas: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Ibitiúra de Minas, Ipuiúna, Poço Fundo, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Senador José Bento. Juntas, formam um dos circuitos mais convidativos e hospitaleiros.
O nome surgiu dos registros históricos que indicavam a região como o local oficial de passagem e entrada do ouro proveniente da Capitania de Minas Gerais para a Capitania de São Paulo. Os povoados foram surgindo a partir dos pontos estratégicos de paradas de tropas e de comercialização de produtos para a alimentação.
Trata-se de um refúgio para o sossego e para se apreciar uma boa comida. Aqui, a palavra de ordem é a biodiversidade, que estimula o turismo ecológico e tem como regra caminhar lado a lado com a preservação. Terras férteis, de gente hospitaleira e de sabores típicos das Minas Gerais: o café da tarde, o leite fresco, as compotas com queijo.

ONDE ENCONTRAR

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda (confira abaixo o certificado de Poço Fundo).

Tags: secretaria de desenvolvimento humano prefeitura de poço fundo cultura, turismo