Dr. Macário Gomes de Carvalho

1932

Dr. Macário Gomes de Carvalho - 4º Prefeito - 22/08/1932 a 11/12/1932
Dr. Macário residia em Poço Fundo, era advogado e veio para cá pelo fato de naquela época ter sido instalado no município, pelo governo Estadual, uma vara do Juizado Municipal. Também um dos motivos que o trouxeram para nossa cidade foi ele ter sido casado com a machadense Aldema Fernandes Gomes de Carvalho. Dr. Macário era cunhado do presidente Juscelino Kubstichek de Oliveira, sendo irmão de Dona Sara. Aqui ele residiu por mais ou menos 15 anos. Uma de suas filhas Nicéia Gomes de Carvalho aqui nasceu em 12.12.1937.
Ele fundou em nossa cidade, em janeiro de 1933, e foi o primeiro presidente, um partido político conservador liberal denominado Partido Progressista Gymirinense – PPG, filiado ao PP Mineiro. Podemos citar lendo a ata desta fundação, o nome de alguns amigos e correligionários do Dr. Macário, tais como; Antonio André de Paiva, José Bartolomeu de Oliveira, Joaquim Tavares Paes, Joaquim Dias Pereira (Quinca Dias), João Olinto Alves Filho (Zito Olinto), João de Paula Ferreira (Mejão), José Caetano Neves, Francisco Eugenio de Paiva, Arcanjo da Cruz Mendes e José Tertuliano de Araújo que foram os membros da primeira diretoria. A histórica ata da Fundação deste Partido, que depois se chamou PSD, foi lavrada pelo secretário do Partido, José Bartolomeu de Oliveira, que com uma caligrafia excelente, narra entre outros comentários o patriotismo cívico dos filhos de Mina Gerais, a famosa Revolução Constitucionalista, de 1930 a 1932.
Outro fato digno de nota é que existem, na data de hoje pessoas ainda vivas que assinaram a ata da aprovação definitiva de PPG, em janeiro de 1933. são elas Joaquim Ferreira Mendes (Quinzete), as Senhoras Mariana Paulina de Paiva e Mercedes Canuto de Paiva que residem à Rua Ferreira de Assis ( avó e tia do Zé de Assis) e José Mendes da Silva (pai do Ideval Mendes).