Roberto Assi

1973 a 1976

     Roberto Assi foi Prefeito de Poço Fundo no período de 31/12/1973 à 21/12/1976. foi candidato único pelo partido da Aliança Renovada Nacional, e teve como Vice-Prefeito José Bernardes Pereira (Sr. Zé Joaquim).
     Nasceu em Poço Fundo, no dia 15/07/1927, filho de Francisco Assi e Mentha Násser Assi. Casou-se com Maria Aparecida Franco Assi (Dona Nina), de tradicional família de fazendeiros do Bairro Barreiro dos Francos, neste município.
     Teve três filhos; Maria Adriana Assi Gonçalves Professora, casada com Enilton Gonçalves; Maria Rosana Assi Funcionaria do Fórum de Poço Fundo e Roberto Assi Junior, Açougueiro casado com Gilvana da Silva Mendes.
Foi um empresário dinâmico em nossa cidade no ramo atacadista de fumo em corda, industria de móveis, posto de derivados de petróleo em machado, avicultura, laticínios e empresário rural.
     Realizações como Prefeito:
- Término do Prédio do fórum da cidade;
- Trabalhou para a reinstalação da Comarca, instalada na gestão posterior.
- Construção do prédio e instalação da TELEMIG (hoje TELEMAR)
- Criou a Creche (Cantina ) Menino Jesus de Praga
- Fez várias obras de calçamento, doou terrenos e ajudou a construir várias casas para a população carente.
- inauguração da Biblioteca Publica Municipal.
- durante seu mandato iniciou-se a construção da Rodovia MG179 (João XXIII) pelo Governo do Estado.
     A referida rodovia não passaria por Poço Fundo, pois , segundo se conta, o diretor do DER da época achava que passar por aqui oneraria muito. Roberto Assi, acompanhado por seu vice-prefeito, o Sr. José Bernardes Pereira e o presidente da Câmara, Sr. Gesner Ferreira, foram falar com o governador do Estado. Roberto Assi disse textualmente ao governador Antonio Aureliano Chaves de Mendonça que passaria a Administração da Prefeitura para o vice-prefeito, caso a estrada passasse pó Poço Fundo. O vice-prefeito retrucou que não aceitaria e a prefeitura seria entregue, na hora ao governador. Diante disso, o governador comunicou o diretor do DER e ficou decidido que não iria haver nenhum desvio, a estrada passaria por Poço Fundo. E assim foi construída a estrada que tanto facilita o transporte a vida dos poço-fundenses. Estas são as principais obras de seu mandato. Obras de um governo dedicado que muito ajudou a população carente.
     Faleceu aos 05 de maio de 1988, com 61 anos de idade.